LEVEL UP: 40 dias [02/02/2025 – 13/03/2025]
Tendo vencido a fase dos 10 dias, encarei a nova etapa de mais 30 dias com uma mistura de ansiedade e determinação. Lembro-me de acordar no 11º dia pensando:
“Uau, já se passaram 10 dias e eu ainda estou aqui!”.
Links úteis da jornada até aqui:
Essa realização trouxe uma onda de confiança que tornou tudo muito mais fácil do que a sensação de morte no começo.
Eu sei, passar de 10 para 40 dias parece um salto gigantesco.
Confesso que, no início, fiquei um pouco assustada com a ideia. Mas, para minha surpresa, cada dia ficava um pouquinho mais fácil que o anterior.
É como se meu corpo e mente estivessem se adaptando gradualmente à nova rotina.
É como se eu tivesse passado de level e ganhado alguns pontos de resistência e vitalidade!
Foi aqui que descobri algo CRUCIAL a se considerar (especificamente para nós mulheres): as fases do nosso ciclo menstrual importam, e MUITO.
Nosso corpo feminino oscila mais que as ações da bolsa em dia de eleição!
Deixa eu te contar um segredo: tem dias que você vai se sentir a Mulher Maravilha, capaz de levantar um carro com uma mão enquanto faz flexões com a outra.
Em outros, você mal consegue levantar a colher de sobremesa para comer aquele pote de sorvete que está te chamando da geladeira.
Na primeira semana do ciclo, você está com energia de sobra, pronta para conquistar o mundo.
Na segunda, você é praticamente invencível – é a hora de bater seus recordes pessoais e se sentir uma deusa grega.
Mas aí chega a terceira semana, e de repente você está inchada, irritada e com vontade de devorar um bolo inteiro.
Seus treinos parecem mais difíceis, e aquela corrida que você fazia numa boa agora parece uma maratona no deserto.
E nem vamos falar da semana pré-menstrual, né? É quando seu corpo decide reter mais água que um camelo no Saara e sua energia some mais rápido que chocolate em festa de aniversário.
O segredo é aprender a surfar nessas ondas hormonais. Nos dias bons, vá com tudo.
Nos dias ruins, seja gentil consigo mesma. Lembre-se: você não está falhando, você está fluindo.
Para uma pessoa como eu que se pesa todos os dias, acompanhar meus ciclos ajudou e MUITO a parar de ser louca (PARA DE SER LOUCA – voz da Márcia sensitiva).
Então aí vai um resuminho (cola) para você ter em mente sobre os ciclos:
- Fase menstrual (dias 1-5): Níveis hormonais baixos, possível queda na disposição. Focar em exercícios leves. No meu caso, notei que tive que considerar reduzir os pesos e até correr um pouco menos. Meu peso na balança oscilou bastante pra cima.
- Fase folicular (dias 6-13): Aumento do estrogênio, maior motivação e desempenho. Momento ideal para treinos mais fortes. Essa foi a fase que mais me senti disposta e menos inchada e até minha barriga reduziu bastante o estufamento.
- Ovulação (dia 14): Pico de energia e disposição. Aumento da libido e sociabilidade. Maior confiança e carisma. Manter os treinos, mas ir diminuindo aos poucos o ritmo. Sinceramente não senti tantas alterações além da disposição, mas sigo acompanhando.
- Fase lútea (dias 15-28): Aumento da progesterona, possível retenção de líquidos e mudanças de humor. Investir em práticas mais leves. Senti uma leve queda na disposição e acabei acordando mais tarde do o meu habitual às 05:30 AM.
E para finalizar essa dica sobre acompanhar os ciclos, quero recomendar esse aplicativo que visualmente facilita nossa vida:

Stardust: https://stardust.app/
O Stardust é um aplicativo inovador de acompanhamento do ciclo menstrual, ovulação e gravidez que se destaca por sua abordagem bem-humorada e personalizada. Ele reconhece que as mulheres passam por mudanças diárias devido às flutuações hormonais e oferece insights adaptados para cada fase do ciclo.
Agora voltando aos 40 dias, a corrida que começou com sensação de afogamento voltou a ser prazerosa.
Antes eu corria 12 km tranquilamente, mas com o autoabandono, voltei à estaca zero.
Agora, estava começando a sentir aquela velha familiar sensação de “eu posso conquistar o mundo” depois de uma corrida.
Ao final dos 40 dias, eu te garanto: isso já é o que você faz TODOS os dias, algo relacionado à sua personalidade e você sente falta.
É como se tivesse virado parte do seu código genético, sabe?
PS.: Como regra, e segundo o livro “Hábitos Atômicos” de James Clear,
“Não quebre a corrente”.
A ideia é não falhar nem um dia sequer. Mas se acontecer (porque, vamos combinar, acontece), não deixe que um deslize se torne uma queda. Como ele diz:
“Nunca perca duas vezes seguidas”.
E assim, dia após dia, corrida após corrida, levantamento de peso após levantamento de peso (mesmo que fossem só 2kg), eu estava construindo não apenas um corpo mais forte, mas uma mente mais resiliente.
Quem diria que aquela Renata do sofá, viciada em delivery, estaria aqui, 40 dias depois, contando essa história?
Olha, se eu consegui, te garanto que você também consegue.
Que esses diários de como tem sido minha jornada te impulsionem para que você também saia do sofá um pouco e vá atrás das coisas que quer, meu querido amigo.
Lembre-se:
O maior segredo para a produtividade e, consequentemente, o sucesso, é não quebrar a corrente de pequenas realizações.
Só assim, passo a passo, você alcançará metas maiores.
Aí vai o saldão até de 40 dias desse Desafio:
Ciclo Menstrual: Ciclo 1 completo e início do Ciclo 2 (Fase Folicular) |
Início do desafio | Peso: 72.4 kg / Massa magra: 54.8 kg / Fat %: 24.3%Final de 40 dias | Peso: 68.6 kg / Massa magra: 53.3 kg / Fat %: 22.3% |
Redução de gordura: 2.3 kg / Ganho de massa magra: Nenhum (perda de 1.5 kg) |
Resultados: Ao longo deste período de 40 dias, observou-se uma perda consistente de peso (3.8 kg) e redução significativa do percentual de gordura corporal (2%). A redução de massa magra (1.5 kg) pode indicar a necessidade de ajustes na dieta ou treinamento para preservação muscular. A maior parte da perda de peso veio da redução de gordura corporal, o que é um resultado positivo para a composição corporal geral. |
Observação: Se você não entendeu do que se trata isso, escrevi aqui sobre: https://byrenatanunes.com/desafio-100-dias-desenvolvendo-uma-metodologia/